quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A música da sua festa

A coisa é mais ou menos assim. Alguém quer dar uma festa de arromba para que todos saiam falando pra lá de bem. Aí contrata um buffet, uma decoração, iluminação especial, tendas, em alguns casos contrata também estruturas de metal (grids), e por aí vai! Isso dá uma grana considerável, mas quem ficou por último pra ser contratado? A música, claro! Pra não fazer feio a pessoa promotora do evento bate o pé e diz: na minha festa a música será da melhor qualidade! Só que depois de tanto gasto em outros setores do evento, por que justo a banda tem que arcar com as despesas da festa?

Toca o telefone.

- Oi! É da banda Marshmelow Caviar? Eu tô querendo contratar vocês! Quanto custa?

- O nosso contrato fica em torno das 10 bagatelas!

- Nossa! Isso tudo? Me diz o que eu quebrei de vocês? [risos solitários]

Silêncio do outro lado da linha.

- Moço, é o seguinte. Vai ter uma festinha aqui em casa, coisa simples, só pra receber alguns amigos mais íntimos e esse valor de 10 bagatelas está muito alto! Tem como reduzir não? Vir menos músicos, ou diminuir alguma coisa do som... Uma caixa! Uma caixa de som apenas já resolve! Afinal não queremos ensurdecer ninguém né? [novamente risos solitários]

Breve silêncio e a voz do empresário da Marshmelow.

- Senhora, infelizmente não temos essa opção. Nossa estrutura já é simplificada e menos que isso a gente não consegue levar o show!

- Mas esse valor todo?

- Sim, temos uma equipe de produção que garantirá que tudo ocorra conforme manda o figurino!

- Baixa aí moço!

- Tenho uma ideia para a senhora! Entre em contato com a banda Cuzcuz com Leite e diga que falou comigo! Tenha um bom dia!

Pois é meus caros amigos. Imaginem essa mesma discussão até a nossa amiga promotora do evento chegar ao carinha que vai custar nada mais nada menos que 1 (uma) bagatela. E ainda a comemoração dessa mesma amiga em ter conseguido o que ninguém mais conseguiria.

Sem querer desmerecer nenhum companheiro de profissão, mas todos nós sabemos do custo que é manter nosso equipamento sempre em dia. Sabemos que uma bagatela mal paga a passagem de ônibus, o que dizer do nosso equipamento?

Na hora da festa, tudo montado, convidados a postos, buffet servindo só água e refrigerante, por enquanto, e nada do carinha chegar. Chegado, vai montar tudo às pressas e começar no alvoroço sua apresentação. Preciso mesmo falar da qualidade do Homem Bagatela? Tá bom eu falo!

Som distorcido onde mal se entendia se ele cantava, falava ou tossia; Instrumento também falhando, desafinado e incômodo aos ouvidos dos músicos e dos não músicos.
Na prática você consegue, na hora, fazer ajustes como redirecionar a iluminção ou mesmo desligá-la, se a comida tá fria você esquenta, se a bebida tá quente bota gelo, se o garçom não cheira bem desodorante nele, mas a banda...
Com toda licença aos noivos, aos aniversariantes, e diversos outros justos motivos de se fazer uma festa, mas temos que concordar que a banda é a alma da festa. Porque essa não dá pra mudar tão rápido quanto os exemplos acima. Por melhor que sejam as comidas, as bebidas, a decoração do ambiente estas serão ofuscadas por uma banda não tão boa ou mesmo pra uma banda que não se encaixe aos motivos da festa.
Imagine-se numa festa de 15 anos onde provavelmente estarão avós, tios, amigos dos pais e parentes fora a turma da aniversariante tocar algum barulhento heavy metal porque esse é justo o gosto da aniversariante. As probabilidades são que se, eu disse SE, as pessoas forem à festa permanecerão pouco tempo por estarem incomodadas com o som muito alto e o estilo musical escolhido.
Nessas horas o ideal é contratar uma banda de um estilo que seja, pelo menos, do gosto da maioria dos convidados em potencial. Por exemplo, a maioria das pessoas, mesmo não gostando, conseguem ouvir um trio de forró ou um grupo de samba de raiz. O ideal mesmo seria uma banda de baile, que toca um pouco de todos os estilos musicais, mas nem sempre o custo de uma banda dessas cabe no orçamento da festa. Uma boa opção seria também um DJ. Combina-se antes com o DJ o estilo da festa e ele fará a discotecagem se encaixar no estilo da festa.
Uma coisa que muita gente só descobre na hora que dá errado: a festa só acontece uma vez na vida. Pode ser um casamento, uma formatura, etc. Por mais que se casem novamente, ou que se formem em outro curso, cada momento é único.
Olha que situação chata se na hora de o noivo fazer aquela homenagem à sua parceira a banda dar aquela super nota fora. Aquilo fica pra sempre já que tem muita gente assistindo ao vivo e sem contar que está sendo tudo documentado por fotografia e filmagens. Não dá pra refazer, tudo tem que ser perfeito!
Outro pecado comum em festas é quanto ao volume do som. A dica é que ele fique o máximo alto, mas que as pessoas na festa não precisem forçar a voz para conversar. Não dá pra medir isso numa mesa que esteja perto da fonte sonora e nem muito longe.
Meça a altura do som a partir de mesas que estejam bem no meio da distância entre a mesa mais próxima e a que esteja mais longe da fonte sonora. Dessa forma cria-se zonas onde as pessoas escolherão seus lugares baseados na vontade estar mais ou menos perto de um som alto.
O que vejo acontecer com certa frequência é a pessoa que promove o evento pagar mais caro pela iluminação, por exemplo, do que pela banda. Em outras palavras, imaginar que 10 pontos de luz espalhados pelo ambiente custarão o mesmo ou mais que músicos que precisam ensaiar, manter equipamentos de som e seus respectivos instrumentos em pleno funcionamento.
Como se chegou a isso? É outra história (outra postagem).
Vou ficando por aqui! Aguardo comentários!

Um comentário:

  1. A festa tem seus encantos e cada uma sempre tem suas peculiaridades e marca de formas diferentes, pode até ser o mesmo evento (aniv.,formatura,casamento), mas o contexto é outro, vc é outro, os convidados em boa parte são diferentes, enfim, nada é igual.Embora o ambiente, a iluminação, o buffet, decoração estejam maravilhosamento harminicos, se uma boa banda nao for selecionada, o resto cai junto com a má qualidade da mesma. A música é ainda o essencial juntamente com a comida e bebida, pode parar pra refletir: A festa de fulano foi boa pq tinha comida e bebida à vontade e a banda era muito massa!!.........o resto é complemento. Cansei de ir em festas onde o comentário foi geral "o q salvou a noite foi a banda q era muito boa!".........entao, por favor, contratem uma banda de vergonha e nao fiquem economizando nisso, pq alem de fazer a diferença na festa, é um serviço q é mensurado na hora em q está sendo prestado e a avaliação só pode ser feita durante essa prestaçao, para isso o pessoal se esforça pra oferecer o melhor q eles podem e para isso exige alguns trabalhos pré-festa como ensaios, bons equipamentos, tempo para conhecer o ambiente e testar o som, gasolina e o material humano q simplesmente o início de tudo, afinal de contas, o músico precisa estar com suas energias no nível ideal pra a contretização da perfeição, por isso, pensem antes de deixar a banda por ultimo!!!

    ResponderExcluir

Quem escreve

Minha foto
Músico, Estudante de Engenharia.